O marketing digital é um termo amplo para todas as suas ações de marketing online. As empresas utilizam canais digitais como a pesquisa do Google, as redes sociais, o e-mail e seus sites para se conectar com seus clientes atuais e potenciais.
A realidade é que as pessoas permanecem duas vezes mais tempo online do que costumavam fazer há 12 anos, e enquanto dizemos muito, a maneira como as pessoas compram realmente mudou, o que significa que o marketing offline não é tão eficaz como costumava ser.
O marketing tem como objetivo a conexão com o seu público-alvo no lugar certo e no momento certo. Hoje, isso significa que você precisa encontrá-los onde eles estão a maior parte do tempo: na internet.
ENTÃO O QUE É O MARKETING DIGITAL EXATAMENTE?
Do seu site até suas ferramentas de branding online – publicidade digital, e-mail marketing, landing page, squeeze page etc – há uma enorme quantidade de ações inseridas dentro do marketing digital. E os profissionais mais experientes em estratégias digitais têm uma imagem clara de como cada ferramenta ou tática funciona e como ela pode ajudar seus objetivos.
Aqui está um breve resumo de alguns das ferramentas mais comuns:
- Site
- Blog
- Ebooks e whitepapers
- Infográficos
- Email Marketing
- Redes Sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, etc.)
- Link Building
- Landing page
- Squeeze page
- Infográficos
- Branding (logotipos, banners, etc.)
- Webinars
MELHORES ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL
O marketing digital abrange todos os esforços de marketing que usam um dispositivo eletrônico ou internet. As empresas utilizam canais digitais, como mecanismos de pesquisa, mídia social, e-mail e outros sites, para se conectar com clientes atuais e potenciais.
Apesar de ter as ferramentas à disposição para usar, você precisa ter foco. Estar em todos os canais, não significa que você está sendo visto, nem que está atingindo o público certo que você precisa para alavancar a sua empresa.
Por isso que batemos sempre na mesma tecla, de como as estratégias de marketing digital são importantes para trazer resultados. O momento do planejamento é importante, assim como o do monitoramento do que já foi feito.
Vamos por partes. Antes de começar a falar sobre planejamento, vale a pena ver quais as ferramentas que existem e podem te ajudar. Separamos as principais abaixo. Confira!
Search Engine Optimization (SEO)
O SEO, nada mais é, do que o processo de otimização do seu site para que ele apareça na primeira página do Google ou outros mecanismos de busca. Essa é uma forma de aumentar o tráfego (visitas) do seu site de forma orgânica, ou seja, sem gastar nada por isso.
Marketing de Conteúdo
É a criação e promoção de conteúdo com o objetivo de gerar reconhecimento da marca, aumento de acessos ao seu site, geração de leads. O marketing de conteúdo é uma estratégia que anda de mãos dadas com o SEO e é indispensável para trazer mais resultados a longo prazo.
Inbound Marketing
O Inbound marketing é uma estratégia para atrair, converter, fechar e encantar clientes usando conteúdo online. Não é utilizado apenas uma ação no inbound marketing, mas sim um conjunto de ações de marketing digital que quando combinadas trazem mais resultado para a sua empresa. É uma tática que acompanha o funil de vendas.
Redes Sociais
Trata-se da prática de promover sua marca e seu conteúdo em canais de mídia social para aumentar o reconhecimento da sua marca, direcionar o tráfego, gerar leads para seu negócio e aumentar o engajamento.
Ferramenta paga do Google para aumentar o tráfego para o seu site pagando por cliques no anúncio. É uma forma mais rápida e direta de ganhar visibilidade online e aumentar suas chances de conversão (vendas).