O Search Engine Optimization ou SEO é o conjunto de técnicas que um profissional de marketing pode implementar, visando alcançar melhores resultados para o seu site ou artigo nos mecanismos de busca, como o Google. Isso tudo através de palavras-chave definidas de acordo com sua estratégia de marketing digital de seu negócio.
E por que é importante que suas páginas sejam bem ranqueadas nas ferramentas de busca? Simples. Quanto melhor classificada estiver sua página nos mecanismos de busca (como Google, Bing, Yahoo, entre outros), maiores são as chances de seu site ou sua landing page ser encontrado por um cliente em potencial.
Como funcionam os mecanismos de busca?
O principal objetivo das ferramentas de busca é trazer para o usuário o melhor resultado para sua busca e uma melhor experiência, tanto no tempo de resposta e na qualidade do conteúdo, quanto na exibição da informação nos mais diferentes dispositivos.
Por isso, o processo de SEO de um site não é algo que possa ser feito em um curto período e de maneira simples. A otimização de uma página nos mecanismos de busca é um procedimento contínuo, que necessita de ajustes e atualizações para que seu conteúdo seja sempre considerado o melhor resultado para a busca da palavra-chave desejada.
Atualmente, cada plataforma de busca utiliza-se de programas, conhecidos como bot ou crawler, que simulam o acesso a sites, da mesma forma que um usuário comum. Uma vez que tenham acessado a página, verificam diversos parâmetros, para identificar qual é o resultado que deve ser exibido para o usuário final. Entretanto, cada buscador possui seu próprio algoritmo e seus diferentes parâmetros, que são analisados para decidir qual resultado será exibido.